APRESENTAÇÃO
Bem-vinda, bem-vindo ao site da SBDp-ID, Sociedade Brasileira de Daseinspsicanálise-Instituto de Daseinspsicanálise, uma organização sem fins lucrativos, não-política e não-confessional que se reivindica plural no plano da teoria e ortodoxa no plano da prática psicanalíticas.
A SBDp-ID parte dos fatos da transferência e da resistência, assim como do reconhecimento de processos psíquicos inconscientes passíveis de observação e intervenção apenas a partir do procedimento investigativo e do método de cura que Freud designou Psicanálise.
A SBDp-ID assume o legado freudiano de que a Psicanálise consiste em um procedimento e um método que nos permite verificar estruturas e remover ou ressignificar condições clínicas de modo a elaborar e testar teorias científicas como a das neuroses, das pulsões e do inconsciente, bem como descobrir dispositivos como os complexos de Édipo e de castração, além dos mais diversos mecanismos de defesa do Ego no sentido de desconstruí-los ou desativá-los para, assim, promover a mudança psíquica do sujeito.
A SBDp-ID assume como suas premissas os fatos da transferência e da resistência, também fazendo sua a afirmação de Freud segundo a qual:
“Toda corrente de investigação que reconheça esses dois fatos e os veja como ponto de partida de seu trabalho pode denominar-se psicanálise, mesmos quando chegue a resultados diferentes dos meus. Mas quem abordar outros lados do problema não considerando esses dois pressupostos, dificilmente escapará ao reproche de usurpação através de mimetismo, se insistir em denominar-se psicanalista.”
(S. Freud, Contribuição à história do movimento psicanalítico, Cia das Letras, 2017, p. 258).
Venha conhecer nosso trabalho científico e clínico, assim como nossa Formação em Psicanálise! Estamos em processo de filiação à International Federation of Psychoanalytic Societies, IFPS, que também parte dos mesmos pressupostos acima expostos e encoraja uma formação aberta, livre, mas rigorosa e consistentemente fundada no legado freudiano – o tripé formação teórica, análise didática e supervisão –, assim como nas contribuições de importantes psicanalistas pós-freudianos como Ferenczi, M. Klein, Balint, Winnicott, Bion, Lacan, Laplanche, Green, Bollas e Dejours entre outros.
Faça contato!